FZ6 - Aquecimento em Alta

Tire suas dúvidas sobre mecânica (motor, suspensões, relação, etc.) e elétrica da FZ6

Moderadores: Colaborador, Colaboradora, Moderador

FZ6 - Aquecimento em Alta

Mensagempor ACG » 20 Fev 2017, 14:52

Fala Galera!

Tenho uma FZ6 2008, quando comprei, fiz a substituição do liquido de arrefecimento pelo Motul Motocool, óleo semi sintético Mobil MX 15W50 e filtro. Após isso, na estrada a temperatura começou a elevar chegando a 125º C com a luz vermelha acesa e jogando o líquido fora, e na cidade ficava sempre entre 98 a 105º C e subindo... com a ventoinha sempre acionada, segundo o mecânico, houve reação com o fluído que a muito tempo não havia sido trocado e causou entupimento no radiador.

Fiz nova limpeza no sistema de arrefecimento, com teste da válvula termostática e uma limpeza química no radiador internamente e externo, não foi recomendado varetar pois havia risco de danificá-lo.
Substituí o fluído novamente, pelo Motul inugel optimal ultra disponível no momento e pensei que havia sanado o problema, visto que a temperatura na cidade ficava entre 92 a 96ºC andando, e quando parava ia para 100 a 102ºC em dias quentes, não passando disso.
Na estrada, andando entre 140 e 170 km/h ficava entre 93 a 98ºC, achei um pouco alta ainda, mas como não chegou a acionar a ventoinha em 99ºC, não mexi mais.

Hoje, após dois anos, notei que o liquido no reservatório havia sumido e chegou a aquecer na estrada novamente, não ao ponto da luz acender, mas chegando a 109ºC andando a 180 km/h direto. Fiz a limpeza do sistema e substituição do fluido pelo Motol Motocool Hybrid e ficou legal, mas andando forte, como uma subida de serra ou mantendo 170 km/h chegou a 100ºC novamente, se tirar um pouco a mão, cai para uns 96ºC.

Em baixa, até 120 km/h, fica entre 87 e 89 graus, com temperatura ambiente razoável.

Mas andando entre 150 e 180 km/h, está chegando a 109 graus novamente, com a temperatura ambiente alta, em pleno sol do meio dia.

O que acham? Há algo a mais para fazer ou testar? Será que poderia ser a junta de cabeçote? Mesmo ficando bem na cidade e até 120 km/h, ou seja, em baixa rotação... Ou seria radiador entupido novamente, mistura pobre... está com filtro K& N, velas de iridium e escape coyote, ou bomba d'água ou algum sensor?

O problema está em alta rotação.

O líquido está normal, no máximo com a moto na vertical, medido fria.

Valeu!
ACG
VeloTroll
VeloTroll

Data de registro: 21 Dez 2015, 13:52

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Delicious Delicious

Mensagempor delphiman » 12 Jun 2017, 21:55

Olá amigo. Bem interessante seu caso e bem detalhado.

Para efeito de comparação. Tenho uma FZ6-S 2009 e na estrada, andando forte a temperatura fica nos 85 a 87 graus. Não sobe mais que isso. As vezes chega nos graus mas é quando a velocidade é reduzida por exemplo alguma fila de carros ou cidade.

Na minha eu uso o Yamalube 20w50 e filtro de óleo original. Escape original também.
Líquido de arrefecimento Rv extra (50% fluído e 50% água destilada).

No seu caso parece tudo em ordem. Uma checagem a mais é verificar a bomba d'água. Talvez abrir ela e ver como está a hélice. Em casos onde o fluído não é trocado com frequência a hélice fica com uma crosta e pode ter dificuldade em circular a água.

Verificar também as mangueiras adicionais de respiro e sucção do reservatório, podem estar com sujeira.

De resto seu procedimento está bem tranquilo. Mas concordo que a temperatura está um pouco elevada comparada com o que já percebi na minha.

Dá um grito quanto aos ajustes se deram resultado.
Até.

Enviado de meu ASUS_Z00XS usando Tapatalk
___Delphiman___
delphiman
NMax
NMax

Data de registro: 16 Nov 2009, 12:51

Re: FZ6 - Aquecimento em Alta

Mensagempor cleodson » 25 Jun 2017, 13:11

Tive um problema parecido, o motor estava aquecendo, após a troca do fluido o motor passou a esquentar mais ainda, como se houvesse ar no circuito, mas não conseguia tirar, notei que tem um tubo bem fio que sai da parte de traz do cilindro logo abaixo do conjunto de injeção, no meu caso esse tubo estava trancado, não só a mangueira que é bem fina mas seu buraco no motor, limpei tudo, troquei o fluido novamente e ate agora esta tudo normal.
Imagem
cleodson
Crosser 150
Crosser 150

Data de registro: 06 Fev 2008, 18:43

Retornar para Mecânica e Elétrica - 600