Radiador de óleo estourando

Tire suas dúvidas sobre mecânica (motor, suspensões, relação, etc.) e elétrica da Fazer 250

Moderadores: Colaborador, Colaboradora

Radiador de óleo estourando

Mensagempor RDN » 22 Fev 2016, 18:56

Boa noite pessoal, tudo blz?
Seguinte, comprei uma Fazer 2006 (uma raridade com 23 mil km) de um senhor que utilizava a moto apenas para viagens com sua esposa, após rodar por um tempo com a moto resolvi trocar o óleo. Até aí tudo ok, coloquei Motul 3000 em uma "conceituada" loja de motos aqui em Jundiaí, foi onde começou a dor de cabeça, logo após a troca peguei a moto a noite para buscar um lanche e senti algo estranho na perna, era o óleo jorrando do radiador, achei muito estranho por não ter batido nenhuma pedra, parei a moto imediatamente e no outro dia liguei para a loja, buscaram a moto e disseram que era problema no radiador, eu achei estranho, porém não tinha argumentos para afirmar que fora feito algo errado na troca de óleo, comprei um radiador usado e deixei na loja, passado algumas horas eles me disseram que este novo radiador apresentou o mesmo problema, pô como assim? Novamente achei muito estranho... Porém voltei a loja onde comprei o radiador e o troquei, agora sim achei que resolveria o problema, tirei a moto da loja OK sem vazamentos... Radiador aparentemente ileso... Chegando ao meu condomínio fui subir a rampa do estacionamento e adivinha.... Lá se foi mais um radiador.... Bom, desculpa pela longa história, mas agora estou com minha motoca parada com o terceiro radiador vazando sem saber o que pode estar ocorrendo... Alguém tem alguma ideia? Pretendo eu mesmo trocar o radiador agora junto com uma das mangueiras que não fora trocada. Algo que me passa pela cabeça é que eles estão colocando óleo a mais do que deveria e com a pressão o radiador não aguenta. O que acham?
Desde já obrigado pela atenção...
RDN
VeloTroll
VeloTroll

Data de registro: 12 Nov 2015, 15:13

Compartilhar Em:

Compartilhar no Facebook Facebook Compartilhar no Twitter Twitter Compartilhar no Delicious Delicious

Re: Radiador de óleo estourando

Mensagempor Wanderson » 23 Fev 2016, 09:49

Dê uma olhadinha na MP que te enviei ok?!?

Mas... muito estranho dar o mesmo problema 3x, mas vc perguntou quando eles estão colocando de óleo na moto??!
Imagem
Não alimentem as aves :D
Wanderson
Moderador
Moderador

Data de registro: 12 Ago 2008, 18:09

Mensagempor marcosjaski » 23 Fev 2016, 13:49

Tem como mandar uma foto do local onde está vazando?
os três radiadores vazaram no mesmo lugar?
marcosjaski
Crosser 150
Crosser 150

Data de registro: 29 Jun 2012, 19:43

Mensagempor Séujo » 23 Fev 2016, 14:18

marcosjaski escreveu:Tem como mandar uma foto do local onde está vazando?

Isso...
E tu examinou o nível de óleo? E tu sabe como se verifica o nível de óleo?

Em uma ocasião, um mexanico colocou óleo em excesso na minha, vazou na primeira volta, na conexão da mangueira do radiador com o radiador, e pra piorar em menos de um mês estragaram as mangueiras do radiador.

Abraços e bem vindo.
Degraça é mais barato!
Imagem
Séujo
Moderador
Moderador

Data de registro: 26 Out 2011, 08:35

Mensagempor RacingBlue » 24 Fev 2016, 08:48

A unica explicação é excesso de óleo.. Ou azar mesmo, pois vc comprou peças usadas...
Suzuki - GSX 750 F 97 - Primeira Four a gente nunca esquece !
Fazer 250 - Preta -2008/2008 ex !
Fazer 250 - Racing blue 2012/2013 roubada :/
Peugeot 206 1.6 16v - Amarelo !( Morreu :/ PT)
Imagem
RacingBlue
R3
R3

Data de registro: 25 Fev 2013, 09:54

Mensagempor RacingBlue » 24 Fev 2016, 08:52

Séujo escreveu:
marcosjaski escreveu:Tem como mandar uma foto do local onde está vazando?

Isso...
E tu examinou o nível de óleo? E tu sabe como se verifica o nível de óleo?

Em uma ocasião, um mexanico colocou óleo em excesso na minha, vazou na primeira volta, na conexão da mangueira do radiador com o radiador, e pra piorar em menos de um mês estragaram as mangueiras do radiador.

Abraços e bem vindo.

Poís é Tio, e tem um tiozão maluco num grupo no face que fala que coloca 2L em toda troca... Acho que ele mente pq já vi colocar 200ml a mais e vazar.. E também outro dia peguei uma moto que tava com muito óleo.. ai tirei com uma seringa 150ml ficou no nivel..
Imagem
RacingBlue
R3
R3

Mensagempor marcelum » 27 Fev 2016, 10:44

A moto está "fumando"?
Geralmente quando coloca óleo de mais, acaba passando para a galeria de combustão e sendo assim, queimando o óleo.
Faz o seguinte, compre 2l de óleo lubrax (mais barato), aqueça o motor da moto, drene todo o óleo, resolva o problema do radiador, verifique o filtro de óleo se está novo e encaixado corretamente e por fim acrescente 1,3l de óleo (o filtro já deve está encharcado). rode por uma semana e caso queira, depois de constatar que está tudo ok, coloque o óleo de sua preferência.

Quando se troca o óleo com o motor frio, acaba não drenando todo o óleo e além de contaminar o óleo novo, excede na quantidade.
Fazer Limited Edition - Restauração
viewtopic.php?f=10&t=25007

Imagem
marcelum
Fazer 150
Fazer 150

Data de registro: 19 Jul 2010, 17:01

Mensagempor KaduLE10 » 27 Fev 2016, 22:35

RacingBlue escreveu:

Poís é Tio, e tem um tiozão maluco num grupo no face que fala que coloca 2L em toda troca... Acho que ele mente pq já vi colocar 200ml a mais e vazar.. E também outro dia peguei uma moto que tava com muito óleo.. ai tirei com uma seringa 150ml ficou no nivel..

Eu já rodei com 200ml de óleo a mais [coloquei 1,5l de óleo na troca] por uma semana e não vazou nem furou radiador.

marcelum escreveu:A moto está "fumando"?
Geralmente quando coloca óleo de mais, acaba passando para a galeria de combustão e sendo assim, queimando o óleo.
Faz o seguinte, compre 2l de óleo lubrax (mais barato), aqueça o motor da moto, drene todo o óleo, resolva o problema do radiador, verifique o filtro de óleo se está novo e encaixado corretamente e por fim acrescente 1,3l de óleo (o filtro já deve está encharcado). rode por uma semana e caso queira, depois de constatar que está tudo ok, coloque o óleo de sua preferência.

Quando se troca o óleo com o motor frio, acaba não drenando todo o óleo e além de contaminar o óleo novo, excede na quantidade.

Não faz sentido.

Eu troco o óleo domingo pela manhã, geralmente.
Sábado rodo, desligo, guardo. Então, olha só: Rodei com a moto, consequentemente o motor aqueceu. Parei a moto, o motor esfriou. O óleo que estava quente, junto com o motor, não escorreu pro carter? ou ele só vai descer quando estiver quente e depois que esfria ele sobe de novo? Não faz diferença se você aquece o motor pra trocar o óleo ou não, desde que tenha paciência pra esperar ele escorrer, porque frio escorre mais lento [pouca diferença na real].

Sobre contaminar, todas as galerias de óleo continuarão cheias de óleo velho, independente da temperatura do motor. O cabeçote fica empoçado de óleo velho. todas as engrenagens e a embreagem ficam com óleo velho grudado. A única forma de não contaminar um óleo novo é desmontando o motor e lavando ele inteiro. Então não faz diferença se você fecha o bujão de óleo assim que começa o pinga-pinga ou depois que para de pingar, sempre vai ter óleo velho lá dentro.

Sobre o radiador, manda umas imagens de onde está vazando. Verifique se não há nada encostando nele que esteja fazendo um buraco. Se fosse pressão no sistema de óleo vazaria pela junta, estouraria as conexões das mangueiras do radiador, queimaria óleo no pistão, vazaria pelo respiro, mas o radiador não estouraria. ele é uma das peças mais fortes do sistema de lubrificação.
Mobilete -> Fazer 2010 Limited Edition
KaduLE10
MT-125
MT-125

Data de registro: 16 Set 2015, 19:59

Mensagempor RacingBlue » 29 Fev 2016, 10:00

KaduLE10 escreveu:
RacingBlue escreveu:

Eu já rodei com 200ml de óleo a mais [coloquei 1,5l de óleo na troca] por uma semana e não vazou nem furou radiador.

marcelum escreveu:A moto está "fumando"?

Não faz sentido.

Eu troco o óleo domingo pela manhã, geralmente.
Sábado rodo, desligo, guardo. Então, olha só: Rodei com a moto, consequentemente o motor aqueceu. Parei a moto, o motor esfriou. O óleo que estava quente, junto com o motor, não escorreu pro carter? ou ele só vai descer quando estiver quente e depois que esfria ele sobe de novo? Não faz diferença se você aquece o motor pra trocar o óleo ou não, desde que tenha paciência pra esperar ele escorrer, porque frio escorre mais lento [pouca diferença na real].

Sobre contaminar, todas as galerias de óleo continuarão cheias de óleo velho, independente da temperatura do motor. O cabeçote fica empoçado de óleo velho. todas as engrenagens e a embreagem ficam com óleo velho grudado. A única forma de não contaminar um óleo novo é desmontando o motor e lavando ele inteiro. Então não faz diferença se você fecha o bujão de óleo assim que começa o pinga-pinga ou depois que para de pingar, sempre vai ter óleo velho lá dentro.

Sobre o radiador, manda umas imagens de onde está vazando. Verifique se não há nada encostando nele que esteja fazendo um buraco. Se fosse pressão no sistema de óleo vazaria pela junta, estouraria as conexões das mangueiras do radiador, queimaria óleo no pistão, vazaria pelo respiro, mas o radiador não estouraria. ele é uma das peças mais fortes do sistema de lubrificação.

O amigo está certo !

óleo só se troca com o motor quente ! Se a moto estiver parada a algumas horas o certo é ligar a moto deixar funcionando até esquentar bem e trocar..
Imagem
RacingBlue
R3
R3

Mensagempor Séujo » 29 Fev 2016, 14:29

KaduLE10 escreveu:Não faz diferença se você aquece o motor pra trocar o óleo ou não, desde que tenha paciência pra esperar ele escorrer, porque frio escorre mais lento [pouca diferença na real].

Faz diferença no escoamento do óleo, a temperatura ambiente e aquecido.

Abraços
Degraça é mais barato!
Imagem
Séujo
Moderador
Moderador

Data de registro: 26 Out 2011, 08:35

Próximo

Retornar para Mecânica e Elétrica - 250